Return to site

6 startups que você precisa conhecer.

É comum começarmos o ano com diversas listas, metas e objetivos. Ter conhecimento para algumas pessoas está entre as metas principais, por isso sempre disponibilizamos em nossas redes informações e dados sobre a valorização da população negra e suas contribuições na tecnologia.

Desta vez, daremos visibilidade às startups lideradas por pessoas negras e que estão fazendo a diferença no ecossistema de inovação brasileiro. Acompanhe, compre e incentive mais iniciativas lideradas pela população negra, que é a maioria entre os microempreendedores brasileiros, mas ainda não alcança os grandes investimentos e a notoriedade que merece.

O ano de 2019 promete ser um ano de diversos desafios e oportunidades, onde as startups trazem serviços e produtos que podem nos auxiliar e melhorar ainda mais o nosso dia a dia. Por isso ter representatividade neste segmento também é muito importante. Vamos conhecer as startups? Segue então:

Juntos Campus

Imagine treinamentos corporativos mais qualificados, com ajuda de inteligência artificial? A startup Juntos Campus realiza a automação de treinamentos individuais e/ou por departamentos através de estudos de habilidades não-cognitivas e domínios de aprendizagem, possibilitando que as empresas tenham ferramentas, indicadores e insights que permitem analisarem a performance e o desempenho de cada colaborador e seus departamentos.

A Juntos Campus nasce da pivotagem (mudança radical do negócio) da Plataforma Juntos onde os professores conseguem de forma rápida acompanhar o progresso dos alunos, através de métricas de rendimento e performance individual ou em grupos.

A Juntos Campus se tornou a primeira startup liderada por uma pessoa negra no mundo a entrar no programa de aceleração da Oracle em 2018. E é um grande case de sucesso da parceria com o BlackRocks.

CEO: Julio Cosmo

Segmento: Edutech, Learning, IA, Desenvolvimento Organizacional - DO.

site: www.juntoscampus.com

Clube da Preta

É o primeiro clube de assinatura mensal que envia para a sua casa produtos feitos por afroempreendedores e/ou periféricos, incentivando assim que tenhamos representatividade também aos nos vestir, maquiar, ler e etc. A plataforma do Clube da Preta, transforma o formulário preenchimento com seus interesses e gostos em informações sofisticadas sobre o perfil de cada cliente, possibilitando que a equipe do Clube tenha melhores informações para confeccionar caixas personalizadas e que satisfaça e surpreenda os assinantes a cada caixa recebida.

O Clube da Preta vem ampliando seu portfólio de produtos, hoje entrega aos assinantes: roupas, acessórios, livros e cosméticos, mostrando cada vez mais que nosso consumo é extenso e que queremos representatividade em tudo que consumismo, além de fortalecer o afroempreendedorismo, gerando e promovendo a cultura do black money.

CEO: Bruno Brigida e Débora Luz

Segmento: Marketplace, Moda, Fashiontech, e-commerce.

site: www.clubedapreta.com.br

Conta Black

Por falar em black money, os problemas com conta bancária, fila para realizar pagamento, dificuldade com transferências e serviços bancários estão com os dias contados. A Conta Black tem o principal objetivo de apoiar pessoas físicas e jurídicas (empresas) a gerir com melhor qualidade seus recursos financeiros. Uma conta bancária estilosa, levando o devido valor e respeito aos seus correntistas. Black no contexto bancário é associado a um grupo restrito de pessoas, que possuem diversas oportunidades e melhor qualidade no atendimento. E por que não ampliar estes benefícios para o público negro e quem se identifica com o fortalecimento do black money? A Conta Black é uma fintech, que oferece toda comodidade de uma conta bancária em um ambiente digital, ou seja, agilidade, produtos e serviços na palma da mão sem transtorno com portas giratórias e mal atendimento.

CEO: Sergio All e Fernanda Ribeiro

Segmento: Fintech, inovação bancária.

site: www.contablack.com.br

Genyz

A Genyz está desenvolvendo a plataforma Atelier 4.0, metodologia de escaneamento corporal e design tridimensional para empresas de moda. A ferramenta em construção é fruto de cinco anos de estudos e integração entre soluções em diversas áreas como engenharia, games, animações, têxtil e confecção. A solução consiste no escaneamento corporal integrado com sistemas de modelagem e produção, misturando automação com o manual tradicional no segmento. Este processo permite a confecção de roupas em que as peças são feita exclusivamente para o cliente e permite customizações, isto com tempo de produção inferior à alfaiataria atual e preço equivalente ao fast-fashion (produção rápida).

A startup está a todo vapor no desenvolvimento da solução de forma integrada, ainda não comercializa seus produtos, pois está em fase de prototipação, mas já é uma iniciativa valorizada, onde grandes instituições e empresas estão no apoio do desenvolvimento desta solução.

CEO: Cairê Moreira

Segmento: Fashiontech, RA, RV, Industria 4.0.

site: www.genyz.com.br

InovaQA

O fim do problema de lançar um aplicativo ou uma plataforma com erros está mais perto do que imaginamos. A startup InovaQA tem como objetivo popularizar testes de softwares para pequenas e médias empresas.

Hoje alocar um profissional de Qualidade de Software além de caro, se torna um processo demorado e competitivo, pois cada vez mais este profissional está sendo requisitado. Evitar também que seu cliente final tenha problemas nas aplicações mal acabadas e bugs, se tornou o principal foco da InovaQA, que lançou o serviço Crowd Testing, que oferece a solução de problemas ligados a bugs, além de disponibilizar possíveis melhorias no sistema. O propósito da InovaQA é  favorecer, principalmente, pequenas e médias empresas e democratizar a disciplina de testes por meio de um valor mais acessível e competitivo de mercado.

CEO: Diego Conrado

Segmento: SAAs, Crowd Testing, QA - Quality Assurance.

site: www.inovatestes.com.br

Inquímica

A startup liderada por Taynara Alves, sim mulheres negras lideram startups!!! E além de ser alguém ligada a area de tecnologia, Taynara também é CIENTISTA. Química de formação, criou a Inquímica, uma startup que alia pesquisa, tecnologia e qualidade, promovendo benefícios à saúde dos consumidores, assim como alia inovação e empreendedorismo no campo da pesquisa. A empresa criou o InAgro que é uma solução eficaz e eficiente que retira até 85% de metais pesados de verduras, legumes e frutas. Um produto solúvel em água, acessível e que rapidamente promove maior possibilidade de consumo de alimentos, retirando agroquímicos, defensivos agrícolas, problemas com solo contaminado, fertilizantes químicos, etc. que são prejudiciais a nossa saúde. Agora há possibilidade de consumirmos produtos não orgânicos sem dor de cabeça e com preço acessível.

CEO: Taynara Alves

Segmento: hard science, agrotech, foodtech.

site: www.inquimica.wordpress.com

O BlackRocks é uma iniciativa que incentiva o acesso da população negra ao ecossistema de inovação, tecnologia e startup, desenvolvemos diversas ações: mentorias, apoio ao tirar a ideia do papel, aceleração de negócio, festival de inovação, etc. E em 2018 iniciamos parceria com a GALI (Global Accelerator Learning Iniciative) da Universidade Emory - EUA, para identificar o impacto que temos no apoio às iniciativas. Em breve lançaremos o programa de aceleração 2019, customizado para as necessidade de iniciativas que estão na fase de operação, precisando de apoio para aumentar as vendas e escalar, que tenham pelo menos um co-fundador negro/negra e a soluções de base tecnológica.

Caso você tenha uma startup que se encaixe neste perfil envia uma apresentação para contatos@blackrocks.com.br

Autora: Maitê Lourenço, Fundadora e CEO do BlackRocks, entusiasta do mundo da tecnologia, articuladora de conexões e orgulhosamente mulher negra.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly