Voltar ao site

Inovação

Muito sobre entender problemas

Muitas pessoas pensam que inovação é invenção, junção de coisas sem sentido entre elas e desenvolvimento de algo até então extraordinariamente nunca visto. No entanto, a inovação que é valorizada nos meios de negócios, startups e grandes empresas é a sistematização de processos. Processos estes que são burocráticos, complicados de entender e executar. Leia processo aqui, como a maneira de fazer alguma coisa. Inovação é a facilitação de processos por assim dizer.

Acho engraçado quando conto que uma startup gerou valor facilitando o processo de uma área e as pessoas ficam com aquelas caras de: “ué, onde está o encanto da inovação aí?” Algumas pessoas esperam algo fantástico, extremamente fora do normal e acabam se frustando.

Estás coisas extraordinárias existem, muitas não fazem parte do nosso dia a dia por que não sabemos usá-las, estão à frente do tempo ou de fato são só coisas malucas mesmos.

O fato é, quero chamar atenção de vocês, que inovação requer conhecer muito do problema que se quer solucionar, estabelecer uma relação de entendimento tão profunda que seja possível encaminhar pessoas e empresas que vivam aquele problema para o desejo e interesse pela solução.

A complexidade se dá, ao tipo de tecnologia usada, aos mecanismos que relacionam a inovação com a nossa sociedade e/ou público alvo. Um arranjo que demostra o diferencial da solução em detrimento a outras inovações.

Estou falando tudo isso pra dizer que todos nós somos capazes de inovar, de agregar valor para negócios, pessoas e sociedade. Precisamos debruçar sobre um problema para entendê-lo muito bem e agregar valor com ferramentas que facilitem os processos para tal.

Garanto que agora você poderá elencar diversas pessoas inovadoras ao seu redor.

Maitê Lourenço, CEO BlackRocks Startups.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OKSubscrições powered by Strikingly