Return to site

Mentorias BlackRocks

Evento realizado no dia 26/06/17 - Oxigênio Aceleradora.

A sensação de representação, você já sentiu?

Ouço sempre muitas pessoas dizerem, e até eu mesma já disse, o quanto é desconfortável chegar em um evento seja de startups, de empreendedorismo, workshops, entre outros, e não ver muitas mulheres. Mas existe um agravante que atenua essa sensação ainda mais (ao menos para mim), que é o fato de olhar para todos os lados e me ver como a única pessoa negra no ambiente e não encontrar em nenhum cantinho alguma pessoa da minha etnia. Rola uma sensação de “uma estranha no ninho” (sabe como é?!). Por isso, me senti honrada e extremamente inspirada quando recebi o convite da equipe do BlackRocks para falar um pouquinho sobre minhas impressões como jornalista sobre o dia 26/06/2017, data que rolou o primeiro “Mentorias BlackRocks”, lá na sede da Oxigênio Aceleradora.

Tudo começou com o convite de uma pessoa muito especial, a Maitê Lourenço, que é a idealizadora do BlackRocks, que conheci na Virada Empreendedora (evento de empreendedorismo onde fui Curadora da "Casa das Empreendedoras"). Fui apenas como convidada, apenas para curiar mesmo, pois me identifiquei muito com a ideia de somar forças com a comunidade negra e teria a oportunidade de estar em um evento desse tipo com pessoas da mesma etnia que eu (sonho antigo!). Sei que existem muitas ações parecidas em segmentos distintos, mas eu mesma nunca fui diretamente convidada a participar. Logo quando cheguei, me senti acolhida, pois diversas pessoas que eu conheço estavam ali, prontas para ajudar e aprender também com quem estivesse disposto a doar o bem mais valioso que pode ser transferido, que é o conhecimento!

Assim que chegamos fomos recepcionados com um excelente e farto welcome coffee, que esteve o tempo todo disponível, e segundo a organizadora da ação servia para “desinibir as pessoas e criar laço”. As mentorias foram muito bem organizadas. No pré evento ocorreu uma seleção das ideias/empreendimentos que seriam atendidas e um direcionamento com os mentores convidados foi feito. Antes de dar início aos bate papos, todos os mentores tiveram a oportunidade de se apresentar para que os participantes pudessem acioná-los caso sentissem necessidade durante e pós evento. Conversas começando, participantes direcionados para seus respectivos mentores e diversas mini rodas de conversas eram formadas, pois acredito que a maioria dos projetos era representada por duplas. A dinâmica envolvia um bate papo de meia hora com até dois mentores e, no final, todos os mentorados tiveram a oportunidade de subir ao palco, fazer uma espécie de pitch de seus negócios e já demonstrar o quanto aquelas conversas foram enriquecedoras para a evolução de suas ideias, que sairiam do papel ou negócios já em andamento.

Pós mentorias, fotos e muitos sorrisos de gratidão, todos foram convidados a fazer muito networking novamente no espaço do coffee break. Diversas conexões para fora do evento foram propostas e combinadas, um grupo no Facebook foi criado e alguns frutos estão sendo divulgados por lá, como é o caso da parceria entre a inYtcer (que trabalha com solução de inteligência artificial do mentor Clovis Jose dos Santos‎) e a Results (que é uma integradora de tecnologias representada pelo mentorado Paulo Wanderley). A Results utilizará a solução da inYtcer para desenvolver um produto de interação inteligente para rede hoteleira (para saber mais acesse)!

O evento foi patrocinado pela FoxBit, que presenteou todos com um cartão carregado com bit coins, e explicou rapidamente como essa tecnologia está revolucionando o mercado financeiro e irá agregar muito mais também.

Veja o card com alguns dos super mentores que estavam presentes.

E você como está contribuindo para aumentar a diversidade nesse ecossistema? Caso tenha alguma solução bacana ou queira contribuir com startups, coloque-se à disposição para somar com o BlackRocks. E será um prazer ir aos próximos eventos e te encontrar por lá também. Bora Somar!

Quem sou eu: Tatty Nascimento,

Jornalista com 10 anos de experiência na área de comunicação. Coordenadora de Comunicação na Rede Mulher Empreendedora, que é a primeira e maior rede de fomento ao empreendedorismo feminino da América Latina. Pós-Graduanda Latu Sensu em Relações Étnico Raciais. Além de participar ativamente do processo de comunicação de eventos como a Virada Empreendedora, Fórum Empreendedoras e do Prêmio Mulheres Tech e Sampa. Teve passagens por empresas como Secretaria do Trabalho de SP, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos/EMTU-SP, Ipsos, Vivo, entre outras, sempre contribuindo com trabalhos na área de comunicação e atendimento ao cliente.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly