Return to site

Onde Estamos? Vencendo!

Primeira startup negra no mundo em um Programa de Aceleração Oracle é nossa!

· empreendedorismo,oracle,afroempreendedores,negros,startups

Em meio à discussão sobre os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, o BlackRocks realiza um grande marco, através do nosso programa de incentivo às startups. Tivemos a primeira startup liderada por uma pessoa negra no mundo aprovada em um programa de aceleração na empresa Oracle, a gigante que está entre as principais de tecnologia, faturando mais de US$38bilhões por ano.

Legal né?! Para nós o marco é um dos motivos que nos alegra e nos fazer acreditar ainda mais na importância deste trabalho, na importância do BlackRocks e do quanto a comunidade negra brasileira tem à contribuir com suas ideias, suas experiências e com a promoção da proporcionalidade que tanto precisamos em tecnologia.

Nossa startup Juntos Campus foi aprovada no Scaleup: programas a não residencial (majoritariamente online), onde as startups participam de um ambiente com potencial de ter altos níveis de crescimento e expansão, através da orientação, apoio para P&D, recursos de marketing/vendas, assistência para migração, créditos, descontos para nuvens, acesso a ecossistemas de clientes e produtos da Oracle. Leia mais em: https://www.oracle.com/br/corporate/pressrelease/oracle-expands-global-startup-ecosystem-2018-02-15.html

O processo seletivo do OSCA foi extremamente árduo, tendo inscrição de 400 startups, desta apenas 40 passaram para as entrevistas online, posteriormente 20 fizeram a fase do face to face (entrevista presencial) e somente 10 passaram para a fase do pitch day. Diante das características da startup Juntos Campus, a mesma foi aprovada para o programa Scaleup, após passar pelas fases de entrevistas, não sendo necessário ir para o pitch day.

Para Fernando Ribeiro - Mentor Técnico do Scaleup e OSCA , “A seleção da Juntos Campus para o programa de aceleração de startups da Oracle através da parceria com o BlackRocks Startups é um reconhecimento da participação fundamental da população negra no ecossistema de startups e também da busca contínua dos nossos 430 mil clientes por novas soluções de educação corporativa. A pré-aceleração realizada pelo BlackRocks Startups continuará sendo muito importante para a qualificação de novas startups negras para o nosso programa.” Afirma em depoimento pessoal.

Hoje o BlackRocks é responsável por identificar talentos e capacitar empreendedores para que estejam aptos a ingressarem no ecossistema de startups, realizamos ações de matchmaking entre grandes empresas e startups, além de mentorias, orientações e incentivos para que as iniciativas lideradas por pelo menos uma pessoa negra cresçam e alcancem novos patamares.

Estivemos presente durante o pitch day no prédio central da Oracle em São Paulo, no dia 09 de maio, Fernando Ribeiro falou um pouco como foi buscar startups com diversidade e em especial diversidade racial, sendo inicialmente uma investida pessoal e posteriormente sabendo da importância desta ação, a Oracle incorporou este incômodo e o transformou em ação. Neste momento foi anunciado a todos os diretores e executivos que a primeira startup negra do mundo era brasileira. Veja o momento do anúncio feito por Fernando Ribeiro (vídeo https://youtu.be/c6Dmxj6BWGM).

Os executivos que estiveram presente são:

Jason Williamson - Vice Presidente - Startup Ecosystem; Luiz Meisler – Vice Presidente Executivo da América Latina; Rodrigo Galvão - Presidente Oracle Brasil; Fernando Mattoso Lemos - Vice Presidente de Inovação, Transformação Digital e Cloud; Marco Righetti - Diretor de Tecnologia em Cloud, Inovação e Transformação Digital; Marcelo Christianini – Diretor de Arquitetura em Cloud e Digital; Marcelle Paiva – Diretora de Marketing da América Latina; Humberto Matsuda - Sócio-gerente da Performa Investimentos; Carlos Pessoa Filho – Early Stage Investidor na Invest Tech Brazil; Morbhen Rattray – Gerente Sênior da OSCA; Marcelo Hideo Sato - Sócio da Astella Investimentos. E os responsáveis pelo programa de aceleração Vítor Andrade (OSCA) Fernando Ribeiro (OSCA e Scaleup) e Lucas Nobeschi (Scaleup).

O programa Scaleup iniciará em maio no mesmo período que estaremos com inscrição para a noite de mentorias BlackRocks, evento este que mapeia as iniciativas que podem fazer parte do portfólio de startups apoiadas pelo BlackRocks. Fiquem ligados, o anúncio será em breve e pelas redes sociais.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly