BlackOut – Mapa de Startups Lideradas por Pessoas Negras

Queremos conhecer a amplitude dos negócios tecnológicos liderados por pessoas negras de todo Brasil. E criar um mapeamento inédito, que promova o fortalecimento do ecossistema de startups com dados relevantes sobre os negócios. Faça parte preenchendo a pesquisa em parceria com a ABStartups. 

Por BlackRocks e ABStartups

Panorama do ecossistema de startups no Brasil – Rumo à diversidade racial

Dinâmica do setor, barreiras encontradas e medidas práticas para fomento da diversidade racial. Conheça a dinâmica do ecossistema brasileiro de startups e as barreiras impostas à diversidade racial!

Por Maitê Lourenço e Luis Frota.

O estudo inédito da BlackRocks e Bain & Company mostra que indicações e critérios de seleção reforçam o perfil prevalente: homem branco, do sudeste do país, de alta renda, formado em universidade de ponta e com especialização no exterior, após ouvir cerca de 30 agentes do ecossistema, incluindo fundos de venture capital, fundos de investimento de impacto, investidores anjo, aceleradoras, hubs de inovação, empresas com programas relacionados a startups e outras entidades do setor.

Ações e orientações para ajudar os agentes a transformar esse cenário

Enumeramos seis ações para aumentar a diversidade racial no ecossistema, além de levantar dados sobre as vantagens que a diversidade racial trás para os negócios, sociedade e investidores.